Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.682.374 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Mercosul fará campanha de enfrentamento ao tráfico de mulheres

Estão prorrogadas, até o próximo dia 28, as inscrições para a contratação de uma organização ou empresa especialista em comunicação e gênero para a elaboração de uma campanha de enfrentamento ao tráfico de mulheres nas zonas de fronteira do Mercosul. A campanha é da Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM) e conta com várias ações, entre elas a sensibilização para a inclusão da perspectiva de gênero no âmbito do Mercosul.

A campanha também quer garantir a promoção da participação política das mulheres, assim como a luta contra a violência de gênero, em duas das suas mais graves manifestações: a violência doméstica e o tráfico de mulheres.

Além de realizar ações coordenadas entre os países do Mercosul, a RMAAM desenvolveu ações de coordenação para favorecer o trabalho conjunto com outros organismos do Mercosul que vem trabalhando a problemática do tráfico de pessoas.

Em especial, construiu um Diagnóstico Regional sobre mulheres vítimas de tráfico com fins de exploração sexual e elaborou uma Guia Mercosul de atenção a mulheres em situação de tráfico de pessoas com fins de exploração sexual.

O tráfico de pessoas é definido no Protocolo de Palermo como "o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração."

A Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercado Comum do Sul (Mercosul), criada em dezembro de 2011, por decisão do Conselho do Mercado Comum (CMC), é a instância de diálogo das máximas autoridades de gênero na estrutura institucional do Mercosul, substituindo a anterior Reunião Especializada da Mulher (REM), criada no ano de 1998.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide