Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.617.467 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Brasil, Argentina e México criam associação ambiental

Argentina, México e Brasil criaram nesta sexta-feira (26) a Associação Latino-americana de Autoridades Ambientais (ALAA), mediante um acordo firmado no estado argentino de Misiones.

O documento, no qual são abordados temas como florestas, mudanças climáticas, biodiversidade e gestão de resíduos sólidos urbanos, foi definido durante uma reunião extraordinária do Conselho Federal de Meio Ambiente da Argentina, que teve a participação do México e Brasil.

"As problemáticas nos países do Mercosul e da América Latina são muito semelhantes, justamente por causa da biodiversidade. Estamos sofrendo com os mesmos efeitos decorrentes das mudanças climáticas", afirmou o subsecretário de Ambiente da Argentina, Ariel Lopez.

Segundo Lopez, consta na agenda do acordo "temas comuns aos países e também como serão organizadas as reuniões, de forma que ocorram nos primeiros meses do próximo ano". O subsecretário declarou ainda que a associação está aberta à adesão de outros países e que a decisão de iniciá-la com o México e o Brasil se deve à semelhança nas estruturas federais.

De acordo com o secretário de Ambiente do estado argentino de Tucumán, Alfredo Montalbán, "esse é apenas o primeiro passo". Ele disse ainda que o México já conta com uma lei sobre mudanças climáticas e que a Argentina está trabalhando para criar uma norma semelhante.

Sobre o aquecimento global, Montalbán destacou que "a preocupação comum da região é a adaptação, entendendo que os países subdesenvolvidos prestam um serviço ambiental e são os que menos poluem". Segundo ele, esses países devem liderar a mitigação, tema no qual estariam avançando.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide