Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.617.493 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Comissão Europeia publicará boletim de barreiras do Mercosul

Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) publicará amanhã, quinta-feira, seu relatório anual sobre os principais obstáculos ao comércio e os investimentos que encontra com seus parceiros comerciais estratégicos, entre os quais estavam o Mercosul. O relatório, que também analisa os obstáculos no comércio com China, Índia, Japão, Rússia e Estados Unidos, proporcionará uma avaliação dos progressos conquistados por esses países na hora de eliminar medidas que dificultam os intercâmbios.

A Comissão divulgou em comunicado que o estudo faz parte de uma "ampla estratégia" para garantir que os pactos e normas comerciais que a União Europeia (UE) negociou com seus principais parceiros realmente sejam aplicados na região.

O relatório sobre barreiras ao comércio e os investimentos foi elaborado pela primeira vez em 2011, e será publicado coincidindo com o Conselho Europeu de primavera com vistas a situar como uma prioridade na agenda da UE o "desmantelamento" dos obstáculos comerciais aos que se enfrenta a União.

O objetivo, afirmou a CE, é sentar as prioridades às quais deve se atender para eliminar os impedimentos comerciais com esses países, que juntos recebem 40% das exportações de bens e serviços comerciais da UE.

No caso do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela - que por enquanto só participa como observador nos trabalhos com a UE), a Comissão negocia desde 2000 um acordo de associação de região a região que quase não registra avanços no plano comercial desde que se retomaram os trabalhos, em maio de 2010, após ter ficado suspensas seis anos.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide