Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.685.399 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Em cerimônia com Marta Suplicy, Bienal do Mercosul divulga relação de artistas participantes

Em cerimônia realizada no Theatro São Pedro, na Capital, foram anunciados, na manhã desta sexta-feira, os artistas participantes da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, com inauguração prevista para 13 de setembro. Patricia Fossati Druck, presidente da Fundação Bienal, exaltou a longevidade do evento – a primeira edição se realizou em 1997 – e agradeceu a presença dos "aficionados" pela arte na plateia. Entre as autoridades, compareceram a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o prefeito da Capital, José Fortunati, e o secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil.

Envolvida com os preparativos da mostra há um ano, a curadora Sofía Hernández Chong Cuy detalhou os eixos da Bienal e apresentou os espaços que receberão as obras dos mais de 60 artistas de 26 países. Para marcar a passagem do Dia Mundial das Telecomunicações, comemorado neste 17 de maio, a mexicana pediu silêncio e solicitou que as luzes do palco fossem apagadas para que o artista argentino Eduardo Navarro pudesse enviar uma mensagem telepática desde sua casa, em Buenos Aires.

– Gracias. Continuamos – seguiu Sofía depois de alguns segundos, provocando risos e desculpando-se por não falar português.

Em seu pronunciamento, Marta saudou a megaexposição, mas preferiu destacar projetos do governo. Exaltou a criação dos pontos de cultura, iniciativa da gestão do antecessor Gilberto Gil que dá apoio a pequenos grupos e manifestações culturais, e o vale-cultura, benefício de R$ 50 para quem ganha até cinco salários mínimos.

– O vale-cultura vai abrir uma porta gigantesca para trabalhadores que não têm acesso à produção cultural. Vai ter uma consequência grande para a classe artística também – disse a ministra, que ao deixar o teatro confirmou que o cartão começará a ser distribuído em junho.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide