Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.615.758 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Mercosul é a alavanca para integração

Os países do Mercosul são o maior destino das exportações de nossos produtos industriais. Temos superávits com os maiores parceiros, que são Argentina e Venezuela. Além disso, nada impede que exportemos para os EUA ou para a Europa, mas não temos competitividade para tanto.”
A análise é do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores no governo Lula e Alto Representante Geral do Mercosul até junho de 2012.

Em entrevista exclusiva ao MM, ele classifica como “absurda” a proposta pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, para quem o Mercosul seria “um empecilho” à expansão do comércio exterior do setor industrial.

“Essa idéia representa uma retomada, com nova roupagem, das pressões em favor da Área de Livre Comércio das Américas (Alca, abria todos os mercados da região aos Estados Unidos). Não são acordos desse tipo que irão resolver. Ao contrário, poucas empresas nacionais resistiriam a eles.”
Para Guimarães, tais acordos, na prática, deverão fazer nossas importações aumentarem, pois o país será obrigado a reduzir tarifas: “Na Europa e nos EUA, as tarifas já são baixas para manufaturados (média de 4%)”, compara.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide