Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.685.443 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Primeira escala do Mercosul

A criação do Mercosul gerou algumas distorções. No caso do mercado automotivo, o peso do Brasil é bem maior que o da Argentina, mas é lá que muitas novidades surgem primeiro. A explicação está nas regras para homologação de novos veículos, que são bem mais simplificadas no país vizinho e facilitam a importação de pequenas quantidades de qualquer modelo. Isso ajuda a explicar porque tantos carros com estreia agendada para o Brasil nos próximos meses fizeram sua "avant-première" no 6º Salão Internacional do Automóvel de Buenos Aires, que se realiza de 20 a 30 de junho no centro de exposições La Rural, na capital argentina.

As expectativas dos organizadores do evento são muito otimistas. Esperam que 800 mil pessoas percorram os estandes dos mais de 100 expositores, incluindo empresas de autopeças, serviços automotivos, caminhões MAN, Iveco, Mercedes-Benz e Scania estão presentes e até motocicletas as da marca italiana Ducati, controlada pela Audi, que cedeu para elas parte do seu estande. Mas as novidades que atraem mais atenção estão mesmo nas áreas das 20 marcas de automóveis presentes. Muitas das novidades apresentadas no evento são de automóveis de passeio com motores diesel, proibidos no Brasil, mas bastante populares no mercado argentino. Modelos como o tecnológico Peugeot 508 RXH Full Hybrid Diesel certamente irão atrair a atenção do consumidor argentino. Para os brasileiros, é bem mais interessante a chance de conhecer algumas novidades que em breve ajudarão a engrossar os engarrafamentos nacionais.

A configuração que mais concentrou lançamentos regionais no Salão de Buenos Aires 2013 foi a de sedãs. Vários três volumes que serão lançados no Brasil nos próximos meses já estão lá, de todos os tamanhos e categorias. Do básico Renault Logan, que apresentou aos portenhos o "new look" que só chegará ao mercado regional no primeiro trimestre de 2014, ao requintado Mercedes-Benz Classe E, com sua nova geração já agendada para o mês que vem. Entre os médios, a grande novidade é o argentino Citroën C4 Lounge, que substituirá o compatriota C4 Pallas no último trimestre desse ano. Na mesma época deve chegar o concorrente Ford Focus de terceira geração, também presente ao evento portenho. Produzida na Argentina, a nova geração do médio chega em versões sedã e hatch. Entre os médio-grandes, foi antecipada em Buenos Aires uma briga que em breve estará nas ruas nacionais. O novo Honda Accord, que chega ao Brasil em julho, disputa a atenção no evento portenho com o Nissan Altima, que chega às concessionárias brasileiras no último trimestre do ano.

Mas nem só de sedãs vive o Salão de Buenos Aires. Entre os hatches, além da versão dois volumes do novo Ford Fusion, marcou presença no evento o Volkswagen Golf VII, que deve chegar ao Brasil ainda esse ano. Outro que também deve desembarcar no segundo semestre é o Chevrolet Tracker, que pretende entrar na briga dos utilitários esportivos compactos com Ford EcoSport e Renault Duster. Entre os esportivos, a novidade para o mercado brasileiro é o facelift do Peugeot RCZ, que desembarca no Brasil em julho. Já o monovolume compacto Fiat 500L não será importado para o Brasil, segundo a marca italiana. Mas continua cotadíssimo para virar "made in Brazil", seja em Betim ou na futura fábrica pernambucana da marca.

Entre tantos gigantes multinacionais da indústria automotiva, a pequena, mas centenária Scuderia Bucci defende o inabalável orgulho cívico argentino. Em seu estande num pavilhão menos badalado, dedicado a réplicas e modelos clássicos, o próprio presidente da empresa, Pablo Bucci, apresenta o belo Bucci Special, com um motor V12 de 650 cv. O superesportivo argentino ainda é um protótipo, mas seu presidente sonha alto. "Se encontrarmos algum grande fabricante de automóveis que queira realizar uma parceria conosco, o Bucci Special pode começar a ser produzido rapidamente", avisa Pablo. Em meio a um mercado automotivo regional tão impregnado de realidade e competitividade, o Bucci Special representa uma instigante pitada de sonho. (Luiz Humberto Monteiro Pereira - Auto Press)
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide