Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.689.151 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Uruguai acusa Argentina de ferir acordo do Mercosul com política de vistos

O diretor nacional de Cultura do Uruguai, Hugo Achugar, acusou nesta segunda-feira a Argentina de passar por cima dos acordos do Mercosul em matéria cultural, ao exigir um visto de trabalho aos artistas uruguaios que atuem no país vizinho.

A medida adotada pela Argentina "não se estende do ponto de vista do livre trânsito de cultura e artistas entre os países do Mercosul", declarou Achugar à Agência Efe. O diretor acrescentou que "essa ideia é contraditória com o trabalho dos últimos dez anos", quando foi orientada uma troca cultural entre os países-membros do Mercosul, o bloco regional que é integrado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O grupo regional tem entre seus objetivos "avançar rumo a uma maior cooperação cultural" entre seus membros, "favorecer a difusão das expressões culturais e artísticas do bloco" e "impulsionar a cooperação cultural em nível regional", segundo indica o site do Mercosul Cultural. Cada pessoa deve pagar o equivalente a US$ 100 para obter visto de trabalho exigido pela Argentina aos artistas uruguaios que atuem em seu território.

Apesar disso, alguns artistas "que não tinham sido informados" da medida foram "multados com até mil dólares" por pessoa, destacou o diretor de Cultura. Este foi o caso da banda uruguaia "El Cuarteto de Nos", que deve pagar essa quantia por cada um de seus integrantes.

Segundo Achugar, aparentemente esta lei existia na Argentina há muito tempo, mas não estava sendo aplicada para artistas uruguaios. Achugar detalhou que a Chancelaria uruguaia está agorase ocupando do assunto dos vistos para trabalhadores uruguaios na Argentina.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide