Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.617.482 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Parlamentares do Mercosul participam de Assembleia Geral em Florianópolis

Parlamentares da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai se reúnem em Florianópolis nesta quinta-feira (28), na Assembleia Geral Extraordinária da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). O evento contará com a participação de cerca de 40 deputados estaduais, sendo 20 de países do Mercosul e 20 de estados brasileiros.

O encontro, que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, debaterá diversos temas relativos a integração internacional, entre eles a situação dos alunos que estudam fora de seus países de origem. A UPM instalou um Fórum Permanente para tratar desta questão.

O evento também será marcado pelo lançamento de obra literária sobre o Rio Uruguai e das festividades em homenagem ao Barão de Mauá que serão desenvolvidas no Departamento de Soriano, República Oriental do Uruguai.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli, que foi o primeiro secretário da UPM, será homenageado, por proposição do Bloco Argentino da entidade. "É uma satisfação para nosso estado receber parlamentares do Mercosul para este importante evento. Defendemos a integração de Santa Catarina e do Brasil com os demais países do Mercosul. Nossa proximidade com os países vizinhos de língua espanhola é um fator decisivo para o desenvolvimento integrado", avaliou Ponticelli.


PROGRAMAÇÃO

DIA 27/11/2013
21:00 h - Recepção aos Parlamentares e convidados

DIA 28/11/2013
9h - Inicio das atividades - Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Saudação pelas autoridades anfitriãs e representantes dos Blocos Nacionais.
9h30 - Relatório das atividades da UPM durante este ano e calendário de eventos para 2014.
10h30 - Programação da visita ao Parlamento Europeu (Deputado Edison Andrino, Presidente do Conselho Fiscal do Bloco Brasileiro).
11h - Lançamento de obra literária sobre o Rio Uruguai (José Persigo- Entre Rios - Secretário Geral do Fórum de Preservação e Uso Racional do Rio Uruguai, da UPM).
14h - Reinicio das atividades - Plenário Osni Régis, da ALESC - Lançamento das festividades em homenagem ao Barão de Mauá que serão desenvolvidas no Departamento de Soriano, Uruguai (Edila Departamental Nilda Costa Farías - Presidenta da Junta Departamental de Soriano e Edil Departamental Javier Siniestro - Vice Presidente da UPM pelo Uruguai),
14h45 - Instalação de Fórum Permanente da UPM voltado aos que estudam fora de seus países de origem (Deputado Wanderlei Barbosa – Tocantins),
15h - Assuntos Gerais - Destinado aos Blocos Nacionais, pela ordem: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

16h - Homenagem ao Deputado Joares Ponticelli, Primeiro Secretário da UPM e Presidente da ALESC, proposta pelo Deputado German Lopez, da Provincia de Buenos Aires e fundador da UPM.
17h - Encerramento.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide