Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.683.924 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Brasil garante que Mercosul está finalizando oferta para UE

Brasília - O Mercosul 'está na etapa final da preparação de suas ofertas' para uma negociação comercial com a União Europeia (UE) e 'todos os países' do bloco participam, disse nesta terça-feira o diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Ronaldo Costa Filho.


'Confiamos que o prazo será cumprido' e que a troca de ofertas ocorrerá antes do final de ano, como foi estabelecido com a UE, acrescentou Costa Filho em entrevista a correspondentes estrangeiros.

O diplomata evitou comentar os alcances da oferta que será apresentada pelo Mercosul, mas ressaltou o 'compromisso' dos países do bloco.

Nas negociações participam Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, os quatro membros fundadores do Mercosul, enquanto a Venezuela, que aderiu no ano passado, não está incluída, pois ainda está em processo de adaptação às normas do bloco.

A negociação entre o Mercosul e a UE começou formalmente em 2000, mas desde então se arrastou sem sucesso e inclusive chegou a paralisar-se totalmente em 2004.

Foi retomada em 2010, mas o processo ficou novamente suspenso pela crise provocada pela suspensão do Paraguai em junho de 2011, após a cassação do então presidente Fernando Lugo.

A suspensão do Paraguai acabou no último dia 15 de agosto quando assumiu o novo presidente desse país, Horacio Cartes, com o qual a negociação foi retomada e foi decidido que a troca de ofertas seja antes de fim de ano.

Apesar da premência, Costa Filho assegurou que 'todos os países' do Mercosul estão comprometidos com o processo e confiam que poderão cumprir esse prazo, após o qual se abrirá uma nova etapa, que será a análise das ofertas apresentadas pelas partes.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide