Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.615.779 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Mercosul se reunirá na Venezuela para preparar oferta comercial à UE

Uma comissão técnica do Mercosul se reunirá nos dias 12 e 13 de fevereiro em Caracas para compatibilizar a oferta que apresentarão à União Europeia em busca de um acordo comercial, informou nesta quinta-feira o chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo.

— Vamos ter, nos dias 12 e 13 de fevereiro, uma reunião técnica em Caracas para compatibilizar as ofertas (...) para que possamos o mais rapidamente possível, apresentar os termos à parte europeia, e fazer a troca de ofertas,

“Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai estamos comprometidos com esse acordo", afirmou Figueiredo, em meio a dúvidas de que Buenos Aires possa ficar fora da negociação por desacordos nas ofertas. A Venezuela já antecipou que não participa das negociações.

UE exige saber os países do Mercosul que participarão das negociações para futuro acordo de livre comércio

Europeus exigem saber os países do Mercosul que participarão das negociações para futuro acordo de livre comércio

Mujica diz que Mercosul deve 'ajustar parte jurídica' para resolver problemas

O chanceler uruguaio Luis Almagro tinha dito que o Mercosul está bem mais adiantado que a União Europeia na elaboração de sua oferta, embora naquela oportunidade tenha admitido que não estava resolvido se o bloco sul-americano apresentaria uma oferta conjunta.

A troca de ofertas estava prevista para dezembro de 2013, mas a UE pediu para postergá-la para janeiro de 2014. No mês passado, os europeus pediram ao Mercosul que esclarecesse que países do bloco estavam participando da negociação.

Os países sul-americanos trabalham para conseguir uma oferta tarifária conjunta para apresentar à UE, com a dificuldade de que a proposta apresentada pela Argentina é muito menos ambiciosa que a do restante dos países do bloco e diminui o nível de cobertura que o Mercosul busca.

Após uma suspensão de seis anos, a UE e o Mercosul retomaram em 2010 as negociações para encerrar um acordo de livre comércio entre ambos os blocos.

As medidas protecionistas adotadas pela Argentina, denunciadas pelos Estados Unidos e a UE na Organização Mundial do Comércio, e a suspensão temporária do Paraguai do bloco em 2012 pela destituição do então presidente Fernando Lugo, atrasaram as conversas.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide