Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.615.377 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Acordo entre Mercosul e UE não deve sair em 2014

inicial aposta da presidente Dilma Rousseff na área comercial, o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) para uma área de livre comércio entre os blocos não deve sair neste ano, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. As chances de um acordo acabaram em função de resistências de países europeus às negociações e da proximidade das eleições no Brasil e da troca de comando na UE.

A intenção era que a troca de propostas fosse feita até a Copa, mas as tratativas ficaram para 2015. As negociações para uma área de livre comércio entre os blocos se arrastam desde a década de 1990. A equipe da presidente Dilma Rousseff, segundo o jornal, contava com o acordo para melhorar sua posição no comércio exterior e agradar a indústria.
Divergências entre países do Mercosul também dificultaram o acerto. A Argentina pedia que o prazo de carência oferecido aos europeus para que os produtos começassem a ter impostos reduzidos fosse maior do que o proposto por Brasil, Uruguai e Paraguai. A Venezuela não quis negociar.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide