Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.621.340 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

FIQUE POR DENTRO


Mercosul estuda padronizar placas de carros, como na Europa

São Paulo - Representantes dos cinco países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) deram um passo importante na definição de um sistema unificado de placas, que pode se tornar obrigatório a partir de 2016.
A ideia é que todos os veículos licenciados em qualquer um destes países tenham placas com uma mesma identidade visual, sendo identificadas por detalhes como as bandeiras e siglas de sua respectiva nação - como já acontece na Europa com praticamente todos os membros da União Europeia.

A proposta do Mercosul é que o novo modelo de placa seja inaugurado por automóveis de passeio e utilitários, sendo estendido aos outros tipos de veículos a partir de 2018.

"A decisão de adotar um padrão para os veículo da região representaria um avanço no processo de consolidação do Mercosul como um espaço de interesses comuns na América do Sul", declarou o ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak.

Além da padronização visual dos veículos, a medida também prevê um sistema de intercâmbio de informações de registro dos automóveis licenciados no Mercosul. Segundo informações da imprensa especializada, todos os países estão empenhados neste projeto, sendo a Argentina o mais avançado deles.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide