Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.622.833 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

NOTÍCIAS DA CÂMARA


Câmara de Comércio do Mercosul e Américas estará no Conamerco 2012

Câmara de Comércio do Mercosul e Américas estará no Conamerco 2012

Representantes da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas, entidade que atua na ligação entre a vontade política e o objetivo comercial dos empresários, estarão presentes no XIX Congresso de Administração do Mercosul (Conamerco).

"Eventos como o Conamerco 2012 são fundamentais para o setor de logística não só para o Brasil, mas para todos os países do Mercosul. Iniciativas como esta são a principal ferramenta para o desenvolvimento da área. Entendemos que somente promovendo o diálogo e abordando o assunto sistematicamente teremos avanços neste setor. Por isso, a Câmara sempre dá total apoio a estas ações, visando sempre ao progresso e integração logística, o que trará maior competitividade para os países membros num mercado internacional cada vez mais concorrido", disse o presidente da entidade, Miguel Lujan Paletta.

Fundada em 1991, mesmo ano de fundação do Mercosul, a Câmara de Comércio do Mercosul e Américas é uma entidade civil, de direito privado, reconhecida oficialmente pelos países membros. Com a globalização, a entidade, além de focar o comércio intrarregional, passou também a promover os interesses comerciais do Mercosul e das Américas em geral, no resto do mundo. "As barreiras de importação e exportação dos países do Mercosul somente serão dissolvidas a partir de uma maior integração dos países membros. Muitas das barreiras tarifárias já não existem pelos acordos estabelecidos. No entanto, ainda falta uma maior vontade política dos países para que os Acordos do Mercosul avancem e se tornem cada vez mais fortalecidos", disse Paletta.

A Câmara de Comércio do Mercosul e Américas realiza pesquisas de mercados, levanta, contata e seleciona empresas, agenda e promove reuniões de negócios, organiza palestras e amostras de produtos, implementa campanhas de vendas e inclusive vende produtos ou serviços, como agentes internacionais, além de promover o estreitamento de relacionamentos. "Aproximar os países do bloco passa por diversas ações políticas necessárias, desde uma maior discussão e entendimento das políticas comerciais, até um debate mais amplo sobre a dinâmica econômica dos países da região. A partir disso, naturalmente surgirão outras questões como a integração regional logística, entre outras", disse o presidente da entidade, Miguel Lujan Paletta.

A Logística no Brasil e no Mercosul

Entre os diversos trabalhos, a Câmara busca alavancar o setor da logística. "Questões de logística são fundamentais em quaisquer países, pois determinam o modo como os produtos são distribuídos e, portanto, transportados para todas as regiões. Este elo entre a produção e o consumo é de extrema importância para a competitividade dos produtos em questão, seja para abastecer o mercado interno ou externo. Quando analisamos na perspectiva regional internacional, o assunto se torna ainda mais importante", afirmou.

Segundo Paletta, o principal desafio do setor de logística brasileiro é suprir os gargalos existentes, representados pelas estradas, ferrovias e portos do país, que ainda estão em condições que prejudicam a competitividade da cadeia produtiva do país. "O potencial de crescimento do Brasil esta diretamente ligado às questões logísticas e, por isso merecem toda atenção. No âmbito do Mercosul, o principal desafio é promover uma integração logística entre os países da região, permitindo que a região como um todo seja mais competitiva frente aos produtos de outras regiões, principalmente a China, que invadem a região", disse.

Ele lembrou ainda das barreiras para exportação e importação que impedem o avanço do setor de logística. "As barreiras de importação e exportação dos países do Mercosul somente serão dissolvidas a partir de uma maior integração dos países membros. Muitas das barreiras tarifárias já não existem pelos acordos estabelecidos. No entanto, ainda falta uma maior vontade política dos países para que os Acordos do Mercosul avancem e se tornem cada vez mais fortalecidos", afirmou.

Sobre o XIX Conamerco

Organizado pelos Conselhos Regionais de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) e do Rio Grande do Sul (CRA-RS), Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Prefeitura de Uberlândia, com a chancela da Organização Latino-Americana de Administração (OLA), o XIX Conamerco – Congresso de Administración del Mercosur abordará o tema: "A Dinâmica da Logística no Mercosul – Administração, Tecnologias e Desafios para o Futuro".

O Conamerco proporciona aos profissionais ligados à área de Administração o compartilhamento de experiências, a partir das exposições e discussões de temas relacionados aos participantes dos países do Mercosul e América Latina.

O Congresso de Administração do Mercosul foi criado em 1993, sendo sua primeira edição realizada em Porto Alegre (RS), Brasil. As demais edições aconteceram nos diversos países integrantes do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Neste ano, contará com a presença de representantes de grandes corporações como Vale, Gol, Green Peace, Fedex, entre outras.

Semana Internacional de Logística

Em conjunto ao XIX Conamerco, será realizado o II Encontro das Faculdades de Gestão de Negócios (EnFagen). O evento pretende promover debate científico, divulgação de pesquisas e integração entre a graduação e pós-graduação, facilitando, assim, a discussão de ideias, disseminação de experiências e informações sobre os campos de conhecimento dos cursos da unidade acadêmica. Desde palestras e visitas técnicas a espaço trainee, as atividades envolverão estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários e profissionais de cursos afins das instituições de ensino participantes. Estima-se um público de 1.800 pessoas do Brasil, Mercosul e América Latina. Os melhores artigos apresentados no II EnFAGEN serão convidados para submissão em revistas científicas no sistema fast-track.

O XIX Conamerco e o II EnFAGEN somam dois dos três eventos da Semana Internacional de Logística em Uberlândia, que acontece de 12 a 15 de junho. Além do congresso e do encontro, a cidade também será palco da Movimenta – Feira Internacional da Logística, evento que promete trazer os últimos lançamentos e novidades em produtos e serviços – veículos, implementos, rastreadores, equipamentos, softwares e outras ferramentas de gestão voltadas para o setor – além de promover a realização de negócios entre empresários, investidores e profissionais da área de logística. A Semana Internacional de Logística irá proporcionar o encontro de conhecimento científico no Conamerco e EnFagen, com a realidade e as novidades do setor logístico, que serão apresentadas durante a Movimenta 2012.

Mais informações sobre o XIX Conamerco no site:

http://conamerco2012.com

http://www.facebook.com/conamerco

@conamerco2012
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide