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NOTÍCIAS DA CÂMARA


Amapá integra Plano Nacional da Cultura Exportadora

Brasília (25 de outubro) – A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), lançaram, nesta terça-feira, (23/10), na Escola de Administração do Amapá (EAP), o Plano da Nacional da Cultura Exportadora no Amapá (PNCE).

O plano, que é um mapa estratégico de comércio exterior no estado, foi lançado em uma solenidade com a participação da coordenadora de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações da Secex, Cândida Cervieri, representando a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, e do secretário da Indústria, Comércio e Mineração do Amapá, José Reinaldo Picanço. Também participaram do lançamento, cinquenta empresários e representantes dos parceiros do programa no estado.

Com o PNCE implementado no Amapá, o governo estadual informou que pretende, em parceria com o governo federal, investir em tecnologia, linhas de crédito, estudos de mercado externo, mão-de-obra qualificada e transferência de tecnologia. A quantidade de empresas do Amapá que realizam exportações ainda é pequena e o volume em dólares em exportação, no ano de 2012, foi de US$ 603 milhões, representando apenas 0,24% do total exportado no Brasil. Porém, esse volume teve um crescimento de 70,77% de 2011 a 2010. A maior concentração das exportações está em empresas mineradoras, representando 92% do total exportado pelo Amapá.

O que é o Plano Nacional da Cultura Exportadora

O Plano Nacional da Cultura Exportadora tem o objetivo de coordenar e promover ações de desenvolvimento e difusão da cultura exportadora para que haja aumento da participação dos estados que, proporcionalmente, exportam menos. Atualmente, 14 estados brasileiros exportam, unitariamente, menos de 1% do total comercializado pelo país no mercado exterior. O plano tem cinco eixos de atuação: cultura exportadora; inteligência comercial e competitiva; ambiente de negócios; diversificação e qualificação da pauta exportadora; e promoção comercial.

Para executar o plano, o MDIC conta com a parceria das seguintes instituições: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Correios, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sebrae, Senac, Senai e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
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