Curta a Nossa
FANPAGE
REVISTA MERCOSUL
For Export
Visitas: 2.622.677 | Email: info@ccmercosul.org.br | Telefone: +55 (11) 5524-6370

NOTÍCIAS DA CÂMARA


1a. Missão Brasil-Cuba supera expectativas

A começar pelo número de empresas interessadas, que excedeu o número de vagas reservadas na cia. aérea, o 1o. Encontro de Empresário da Indústria Metalmecânica Brasil-Cuba, de 24 a 28 de maio ppdo., foi um sucesso total.

Em conseqüência, ficou aberto um canal permanente e objetivo de negociação entre os dois paises e o primeiro grupo de empresas já está em fase de detalhamento dos seus primeiros negócios.

Devido ao interesse demonstrado por parte dos empresários em geral e, visando dar oportunidade às empresas que não puderam participar do primeiro evento, a Câmara está organizando nova missão, programada para sair neste próximo 17 de julho. (para mais detalhes clique no banner NOVA MISSÃO BRASIL-CUBA, no alto, à sua direita).

Canal permanente de negociação

Na oportunidade do primeiro encontro, a Câmara de Comércio do Mercosul e Américas assinou convênio com o Ministerio de la Industria Sidero Mecánica - SIME, estabelecendo os objetivos e a forma de atuação de ambas as partes, para que as eventuais oportunidades comerciais entre Cuba e os paises do Mercosul se transformem em negócios efetivos.

Em seguida, a AGEX, agência exportadora que pertence ao SIME, assinou documento público autorizando a Câmara de Comércio do Mercosul e Américas a desenvolver as ações necessárias de promoção de negócios entre as empresas brasileiras e as contra-partes cubanas do setor da indústria metalmecânica.

Posteriormente, já na sede da Câmara, no Brasil, outro convênio foi assinado com o Centro de Promoción de Inversiones - CPI, órgão do Ministerio de las Inversiones Extranjeras en Cuba ? MINVEC. Este convênio foi assinado pela Diretora do CPI, MSc. Anaíza Rodríguez Rodríguez. Com este ato, fechou-se o círculo necessário para que os projetos encaminhados pela Câmara não fiquem pendentes de aprovação por parte do MINVEC.

A programação e os negócios

Ainda no dia da chegada em Cuba os empresários brasileiros participaram de um Seminário, quando foram expostos os temas: Panorâmica sobre o Comércio Exterior de Cuba, Acordos Regionais de Comércio (América Central e Caribe), Transportes de Mercadorias (Brasil, América Central e Caribe), Lei No. 77, sobre os Investimentos Estrangeiros em Cuba e Organização do Sistema Bancário Nacional.

Nos três dias seguintes foram realizados contatos bilaterais e visitas às deferentes empresas. Todos os empresários brasileiros participantes do encontro estabeleceram contatos com as empresas cubanas interessadas em produtos, serviços ou ?joint ventures?.

Ao todo foram efetuados mais de 50 contatos e os principais negócios que foram motivo de assinatura de cartas de intenção, ainda em cuba, envolvem: a Santin S/A Indústria Metalúrgica e o Grupo Gimac para, entre outras coisas, produzirem no Brasil a Colheitadeira KTP; a própria Santin e o Grupo BK-CETI para a prestação bilateral de serviços de engenharia e produtos para os setores de petróleo, cimento e metalurgia; a Gnatus International e o Grupo Maquinaria General, para produção cooperada e a montagem em Cuba de cadeiras de dentistas fabricadas pela Gnatus.

Outros contatos que foram iniciados durante o evento estão tendo seus desdobramentos como os das empresas AST Santos Engenharia e Comércio Ltda., FVM Projetos e Instalações Industriais Ltda., Nuclear Industrial Elétrica Ltda. e Lef Pisos. Estuda-se ainda a montagem em Cuba de estufas da Titã Eletrocomerciais, de Araraquara, pela empresa INPUD, que tem mais de 3.000 pontos de vendas naquele país.
Câmara de Comércio do Mercosul e Américas
+55 (11) 5524-6370 | info@ccmercosul.org.br
Agência WebSide