Ex-ministro Almir Pazzianotto encerra comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho com palestra no Ciesp Sorocaba
No encerramento das comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba, o ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Almir Pazzianotto, participou na manhã da última sexta-feira (30/08) de um encontro na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba.
O evento contou com a presença de empresários e autoridades, como o vice-presidente administrativo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, desembargador José Otávio de Souza Ferreira; o vice-presidente da subseção da OAB em Sorocaba, João Paulo Milano; o diretor do Fórum Trabalhista de Sorocaba, Valdir Rinaldi Silva; o diretor e o primeiro vice-presidente do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos e Mario Tanigawa, respectivamente; a diretora jurídica do Ciesp, Andrea Valio; a ex-juíza do trabalho de Sorocaba, Maria Cristina Zamunér; a diretora da Câmara de Comércio do Mercosul e Américas, Suzy Lemos, entre outras autoridades.
Durante o encontro, Pazzianotto ministrou a palestra "A Construção da Sorocabana e a Criação da Justiça do Trabalho" e traçou um paralelo entre os dois fatos históricos. "Sorocaba foi uma das primeiras cidades do país a receber a Justiça do Trabalho. Em 1943, Getúlio Vargas criou oito juntas de conciliação trabalhista no país, e Sorocaba foi uma das cidades escolhidas no estado de São Paulo para receber uma vara da Justiça do Trabalho, que foi instalada em 31 de agosto de 1944", explicou.
De acordo com o ex-ministro do Trabalho, a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) foi um capítulo fundamental para o desenvolvimento de Sorocaba e do Estado de São Paulo. "Tanto para o transporte de pessoas quanto de cargas, a Sorocabana teve um papel fundamental, mas junto com o desenvolvimento também houve muitos problemas trabalhistas, principalmente com a morte de trabalhadores devido a um surto de febre amarela, o que mostra o importante papel da Justiça do Trabalho", completou.
Para o vice-presidente administrativo do TRT-15, magistrado José Otávio de Souza Ferreira, o evento no Ciesp Sorocaba encerrou a semana comemorativa em alta. "Hoje encerramos as comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho em Sorocaba. Foi uma semana muito importante e histórica. Essa conferência no Ciesp Sorocaba coroa as comemorações de forma excepcional", ressaltou.
De acordo com o diretor do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos, a união do setor empresarial com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e seus filiados é muito importante. "O Brasil está em um momento em que o diálogo e a união de forças são fundamentais para o nosso desenvolvimento. Sorocaba tem crescido com foco no setor industrial e o papel do Ciesp, como representante desse setor, é ser um interlocutor entre sindicatos, empresas e a Justiça do Trabalho, em benefício da geração de empregos e da sociedade em geral".
Ao final do evento, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly de Syllos, e a diretora jurídica do Ciesp, Andrea Valio, entre outras autoridades, foram homenageados com a moeda comemorativa dos 80 anos. Syllos e Valio também participaram da elaboração do livro comemorativo intitulado "80 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba - celebrando o passado, vivendo o presente, construindo o futuro".
Sobre o Ciesp:
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega indústrias e empresas parceiras que atendem ao setor industrial. Com cerca de 8 mil empresas associadas e uma sede na Avenida Paulista, na capital paulista, a entidade conta com 42 Diretorias Regionais, formando uma sólida estrutura a serviço dos interesses do setor.
A Regional Sorocaba, que completou 74 anos, foi fundada por um grupo de industriais com o objetivo de trabalhar para o fortalecimento da indústria regional. Tornou-se um agente de articulação política, contribuindo para a atração de novos investimentos para a região, além de prestar serviços, promover a geração de negócios e desenvolver estudos e pesquisas.
A entidade oferece assessoria nas áreas jurídica, consultiva e técnica, econômica, comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável (meio ambiente), rodadas de comércio e eventos, além de acordos diversos, e também emite Certificados de Origem e Certificação Digital.
A sede do Ciesp Sorocaba está localizada na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3260, no Alto de Boa Vista. Para mais informações, acesse www.ciespsorocaba.com.br ou ligue para (15) 4009-2900 e (15) 991785674 (WhatsApp).
Acompanhe o CIESP Sorocaba nas redes sociais: @ciespsorocaba.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Comunicação Integrada
Diretora Executiva: Carla Acquaviva - (15) 99760.4004